05/01/16

Diário da maternidade (9) - Iniciação nos sólidos

Aos 5 meses o pediatra recomendou que fizéssemos a introdução dos sólidos com a Bárbara :). Assim sendo, para além da alimentação propriamente dita, existem algumas coisas que decidimos adquirir/escolher para começar esta etapa e que vou partilhar convosco.

A primeira coisa que chegou, cortesia da Babybjorn, foi a louça (pratos coloridos, copos e talheres) e um babete :).

Por fim, nós compramos a cadeira da papa.



A louça, para além de ser muito gira, possui algumas particularidades importantes:
  • É anti-derrapante para que não se mova ao mais pequeno toque do bebé (pratos e copos);
  • O plástico não contém BPA, nem ftalatos (substâncias/compostos que por vezes os plásticos possuem e que podem ser nocivas para os bebés);
  • O formato do prato permite que a criança mais facilmente possa usar os talheres para "recolher" a comida.


A cadeira de papa que acabamos por comprar foi a Kaleo da Bébéconfort. Como já temos uma espreguiçadeira da Babybjorn acabamos por decidir que iríamos tentar encontrar uma que não tivesse uma espreguiçadeira incorporada, para não repetirmos "utensílios" que já temos. Claro que encontrar uma cadeira que não tivesse espreguiçadeira extra, mas ainda assim fosse adaptada à Bárbara não foi fácil, mas a reclinação desta cadeira mostrou-se suficiente para ela ficar confortável (tem 5 posições de reclinação e 7 posições de altura).

O facto de ter um tecido praticamente sem padrão/bonecos e numa cor bonita, também influenciou a nossa decisão. Para já, estou satisfeita :).

Quando ela se sentar devidamente (provavelmente daqui a 2 meses) vamos optar por duas cadeiras do IKEA para ter em casa dos avós, já que são simples, bonitas e o preço é imbatível. Apenas não compramos já uma para nós, porque a Bárbara ainda não se senta bem e não nos adaptamos a dar-lhe a comida na espreguiçadeira (temos de estar sentados no chão e não nos pareceu muito prático).


Este babete, também cortesia da Babybjorn, facilita imenso o trabalho de limpeza já que evita sujar um babete diariamente. Basta lavá-lo e está pronto a usar novamente :).

14 comentários:

  1. A louça é tão gira, fui logo procurar! É pena ser um pouco cara...
    beijinhos para a filhota :)

    ResponderEliminar
  2. Eu preferi comprar taparueres (escrevendo assim simples) de vidro e aqueço e dou a sopa logo de lá! Menos sujeira e quando vamos sair é super pratico de levar. Quando comer massas e carne aí sim vou usar pratos! Com sopas e frutas achei que era muito mais fácil!

    ResponderEliminar
  3. Para esta fase inicial , talvez seja mais pratico , no entanto esse tipo de pratos e talheres são apropriados para estimular e facilitar o processo de aprendizagem do uso de talheres nas crianças .
    Também procurei bastante por este tipo de prato e colher mais ergonômico e várias pesquisas feitas , comprei um conjunto da Ikea ( é um que tem um sapinho ) e também traz babete plástica e o prato para além de ser girissimo tem a forma é altura recomendada para que as crianças consigam encher a colher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este conjunto é particularmente útil nessa fase de aprendizagem, mas como tenho de usar já os talheres para lhe dar a comida, aproveito e uso os pratos também :). Beijinhos

      Eliminar
  4. É este o conjunto da Ikea

    http://m.ikea.com/pt/pt/catalog/products/art/40084861/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giros :). O copinho da água é daqueles com válvula para controlar a entrada da água?

      Eliminar
    2. Sim é, contudo assim que tenham mais destreza conseguem facilmente retirar a tampa :-)

      Eliminar
  5. São super giros! Quanto à cadeira, as do Ikea fazem muito bem o trabalho. Aqui por casa há uma e o meu pequeno gosta bem de lá estar na hora das refeições. =)

    ResponderEliminar
  6. Os pratos e os talheres são lindos! :)) A cadeira também é gira e parece bem prática.
    Penso que é "um babete" que se diz :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Lá venho eu dar o meu contributo :D Esses pratos são super bonitos, para além de parecerem duráveis podem ser empilhados, coisa que não posso fazer com os que comprei. Comprei dois da OXO para quando o meu filho começasse a comer sozinho porque têm uma espécie de orla superior amovível côncava para ajudar a encher a colher. Chama-se mesmo "prato de treino" e a única desvantagem é mesmo não serem empilháveis. http://www.windeln.de/oxo-uebungsteller.html
    Também sou apologista de babetes de plástico! Ofereceram-me algumas em algodão e eu já nem me ia preocupar mais, até perceber que trabalheira que era tirar nódoas de comida de babetes brancas! Comprei um de plástico e vivo mais feliz :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que me recomendaste esse site que agora vou lá sempre!! Ando a ver cadeirinhas auto e as da cybex são mais baratas lá. Foi mesmo uma fica excelente... Obrigada :D!

      Eliminar
    2. Ora essa, de nada! Gosto de partilhar as fontes secretas :D há mesmo muitos artigos que compensam! Tenho uma amiga, que está grávida, em Portugal que se "desgraça" quase todas as semanas nesse site! Bom fim-de-semana!

      Eliminar

Thank your for your comments :)!!!