13/08/15

A experiência da maternidade (1) - Amamentação

Já passaram 17 dias desde que a Bárbara nasceu e posso-vos dizer que tem sido uma experiência maravilhosa e trabalhosa ao mesmo tempo :).

O que se revelou como mais complicado até agora foi, sem dúvida, a amamentação, já que é preciso muita paciência e perseverança. Aos poucos estou a chegar lá, mas não é fácil :). Não é fácil, porque ela adormece imenso no processo, porque se cansa de mamar, porque tenho os mamilos um pouco planos e tenho de recorrer a mamilos de silicone (comprei uns da Avent e estou satisfeita), porque com o peito se perde a noção se comeu muito ou pouco.... enfim, uma trabalheira :P.

No entanto, no meio de tudo isto, posso-vos dizer que aquele conjunto que comprei da Tommee Tippee (ver aqui) se tem revelado como um verdadeiro amigo e dou uso a todo o material. Como também tiro do meu leite com uma bomba de extração (comprei a Medela Swing - ver aqui - e estou satisfeita), os biberões são extremamente úteis, assim como o esterilizador e os depósitos para guardar o leite. O aquecedor de biberões a mesma coisa, assim como toda a restante parafernália (escovilhão de biberões, saco térmico de biberões,etc.).

Outra coisa que uso e que tem resultado bem comigo são os protetores de seios laváveis (ver aqui). A embalagem traz 4 e acho que vão durar uma vida. Basta lavar e ficam como novos. Além disso, como são em algodão, são muito mais confortáveis para o mamilo e não "colam" como os descartáveis. São mais caros, mas compensam a longo prazo, dado que é uma compra "única".

Também comprei os protetores de mamilos (estes) para que estes pudessem arejar mais em vez de estarem sempre tapados com os discos, mas não me dei tão bem. O leite que fica acumulado no depósito facilmente sai fora se nos curvarmos, por exemplo.

E por agora é tudo que ela já está com fome :P

20 comentários:

  1. É linda! ♥♥♥
    Cris

    ResponderEliminar
  2. Vai pondo mais fotos da tua princesa, que riqueza!

    Beijinho e continuação de boa sorte, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  3. Coloca protectores de mamilos descartáveis dentro dos colectores para absorver o leite que sai. :) Assim evitas ficar toda molhada e os mamilos arejam! :)
    A amamentação não é, de facto, o mundo cor-de-rosa que se vê em fotografias. Força e que corra tudo bem!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, muito bem visto :D

      Eliminar
    2. Ainda me lembro quando resolvi fazer uma sesta com os colectores! ahahahahahaahh!

      Eliminar
    3. Eu colocava compressas no fundo dos arejadores! A amamentação é difícil mas com paciência vai ficar bem estabelecida!;-) força cê! E beber muita aguinha ajuda muito

      Eliminar
    4. Eu também colocava discos descartáveis enrolados dentro dos arejadores. Mas isto só depois de ter ido ao MarShopping de arejadores e me ter baixado para montar o carrinho... Vi um liquido branco a sair da camisola e demorei uns bons segundos a perceber o que era... Resultado, levei gozo do meu marido e ainda andei a passear no shopping com uma mancha esquisita na camisola :P

      Eliminar
    5. Mais uma que ainda usa os protectores de mamilos da Medela e adora mas com protectores cortados em dois para absorver o leite que vai saindo. Não troco os protectores por nada... já vamos em 4 meses de amamentação exclusiva. A bomba da medla a swing é top, boa escolha. ;)

      Eliminar
  4. Boa Tarde Cê,
    Para muitas pessoas que te seguem este Tema pode não interessar minimamente, no entanto, acho que o teu Blog ganha logo outro Brilho.
    Eu procuro num Blog, acima de tudo, diversidade de Temas. Claro que, dependendo das fases das nossas vidas e das nossas inspirações, podemos ter tendência para escrever sobre algo mais vezes.
    Não sendo Mãe, mas querendo um Dia ser, gosto muito de ler o relato de experiências. Não deixando de ser a tua, pode sempre ajudar muita gente. E por vezes, falar dos aspectos negativos também é bom, pois nem tudo é tão cor-de-rosa como se pinta!
    Boa Continuação para esta tua nova fase e aos poucos chegas lá, é preciso a tal perseverança!
    Beijinho*
    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  5. que coisa mais fofinha..
    Bem tanta coisa é necessária só para alimentar a criança.. Isto de só basta por a mama cá para fora já é de antigamente.. :) Mas sim sei que todas essas coisas são uteis e possivelmente adquirei todas quando for a minha vez

    ResponderEliminar
  6. Fico derretida com fotos de bebes

    Beijinho
    Diliciousblush
    http://diliciousblush.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que fofura! Este post é útil, visto que até eu pensava que não era assim tão difícil.

    ResponderEliminar
  8. Os descartáveis da Medela e mesmo os da Chicco, que são os que uso e muuuiiiito mais baratos, não colam ao mamilo. Realmente é preciso ter muita força de vontade e perseverança para a amamentação ser bem estabelecida, pois é muito mais fácil desistir. No entanto, o primeiro mês e meio, no meu caso, foi o pior por causa dos picos de crescimento mas depois disso tem sido a melhor coisa do mundo. Adoramos. Amamento há 10 meses e sinceramente não tenciono parar tão cedo.
    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  9. Não sou mãe, mas para lá caminharei. Temas como a maternidade, tudo o que ela tem de bom e menos bom, as experiências que cada mãe vive, ao serem partilhadas, é uma forma de as futuras mamãs não entrarem nesse mundo ás escuras.
    E eu me confesso, uma autêntica medricas, venha a partilha sobre a sua experiência como mãe, eu por cá fico na primeira fila como leitora assídua.
    E já agora deixo uma sugestão se a Cê me permitir: a sua experiência quanto ao parto.
    Beijinho para si e para o seu rebento, que é uma fofura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elena! Eu também sou uma medricas e estava cheia de medo do parto :). Ia mentalizada para um parto normal, mas visto que a bebé estava a reagir mal às minhas contrações tive de encarar uma cesariana.

      Sinceramente pensei que o pós-parto fosse mais fácil... é certo que não somos todas iguais e que muitas mulheres poderão ter tido um ótimo pós-parto de uma cesariana, mas devo dizer que o meu foi cheio de dores. A morfina, por algumas vezes, tornou-se uma boa amiga e assim fui andando.

      Claro que, como tudo, as dores também passam, cada dia se melhora e, o melhor de tudo, cada dia passa a ser mais rico com o nosso rebento ao lado. Até me esqueço das dores que passei :).

      Eliminar
  10. é bom ler experiências reais e ver que nem tudo é cor de rosa, continua:)

    ResponderEliminar
  11. Tão fofa Cê!
    Amamentar é uma experiência complicada ao inicio, mas tão, tão gratificante!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Quando o meu pequenino nasceu falaram de mamilos de silicone, adquiri uns e foi sempre o que usei durante toda a amamentação. Quando o segundo pequeno nasceu já os tinha levado na mala da maternidade e felizmente só necessitei deles na primeira semana. Mas de facto da imenso jeito e ajuda de algum modo nas dores.
    Usei os da chicco e recomendo :)

    Felicidades para ti minha querida e que corra tudo bem nesta nova fase linda. Bj

    amaeursa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Thank your for your comments :)!!!