26/08/14

Férias - Roma - Parte III

Hoje é dia de passar para o lado de lá do rio Têvere e deixar-vos com algumas fotos do Museu do Vaticano, da Basílica de São Pedro e de uma experiência gastronómica em Trastevere, que é uma zona muito típica de Roma.

1 - Esta é uma das muitas pontes que dividem um lado da cidade do outro.

2 - Esta é a saída do museu do Vaticano. Volto a frisar a importância de adquirirem os bilhetes pela Internet de forma prévia (para o Museu do Vaticano + a Capela Sistina comprei aqui). Vocês não fazem ideia das filas para entrar....


3 e 4 - O Museu do Vaticano teria muito para mostrar, mas deixo apenas as duas fotos anteriores para ilustrar elementos tão grandiosos como os tectos, por exemplo.


5 - A Basílica de São Pedro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

6- A Basílica é de entrada gratuita, por isso as filas para entrar são impensáveis. O meu conselho é que a visitem de manhã, que as filas são um pouco menores.


7 e 8 - A Basílica é de uma grandiosidade incrível, como as fotos anteriores poderão atestar. Foi dos espaços religiosos que mais gostei de ver.


 

9- Pietà - A célebre escultura de Michelangelo que se encontra exposta dentro da Basílica. Desde 1972 que se encontra protegida por vidro à prova de bala, devido ao facto de um visitante a ter tentado destruir ao mesmo tempo que gritava "Eu sou Jesus Cristo".

10 - Numa das saídas da Basílica de São Pedro podem ver-se os guardas suíços do Vaticano.


Depois da zona do Vaticano vale a pena visitar a zona de Trastevere. É uma zona recheada de prédios muitos típicos e de muitos restaurantes. Nesta zona comemos em dois restaurantes, sendo que um era mais ao menos desconhecido e foi uma surpresa fantástica (Grazia e Graziella), enquanto o outro, muito mais conhecido, foi uma verdadeira desilusão.

O restaurante conhecido a que me refiro é o Roma Sparita. Decidimos reservar uma mesa nesse restaurante, dado que o Anthony Bourdain, do programa "No Reservations", lhe teceu rasgados elogios quando gravou o programa em Roma (ver vídeo aqui). O prato indicado pelo Anthony Bourdain era o Cacio Pepe, uma famosa pasta italiana. Sendo uma pasta muito conhecida já a tínhamos provado noutro dia, num restaurante perto do hotel, e estava ótima. Assim sendo, quando o meu marido provou esta tinha um termo de comparação e não a achou nada de especial. No entanto, o pior foi o meu prato... parecia massa requentada com molho de tomate de lata. Cozinho eu melhor em casa.... foi uma desilusão (não quero com isto dizer que não existissem pratos bons, mas o meu não foi).



11 - Um carpaccio de entrada (razoável).

12 - A famosa Cacio Pepe, que estava "normalzita" e muito longe daquilo que o Bourdain apregoou. (suspeito que depois da fama que o programa do Bourdain lhes trouxe podem ter começado a "relaxar").

13 - Uma Bucatini que, na minha opinião, estava péssima....

Nota: Se ainda assim quiserem tirar as dúvidas por vocês mesmos é imperativo que façam reserva. Sem reserva não se entra.... :S.

20 comentários:

  1. As fotografias estão lindas! Que vontade de ir aí :)

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ir a Roma! As fotografias estão incríveis!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. As fotos da Basílica estão fantásticas. Foram vocês que as tiraram??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Todas as fotos que tenho partilhado são tiradas por nós :)

      Eliminar
  4. Que pena que a experiência com a comida não foi a melhor...! :/

    ResponderEliminar
  5. obrigada pela dica! Realmente a massa não parece nada de especial!

    ResponderEliminar
  6. Saudades...gostei muito de ir a Roma.

    ResponderEliminar
  7. As fotografias são fantásticas!! Eu cá amo massas e tinha uma boa expectativa em relação às de lá, mas assim sendo acho que fiquei de pé a trás :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comi algumas pastas e foram sempre muito boas. Só neste sítio é que não tive sorte :).

      Eliminar
  8. Bem que vontade de ir a Roma ;)

    ResponderEliminar
  9. Cê, no último parágrafo/Nota deve ser "tirar" e não "tiver". Não precisas de publicar o meu comentário, é só para te alertar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Por acaso já tinha reparado há bocado e já tinha corrigido ;)!

      Eliminar
  10. Really so nice place. xa
    http://www.fashiondenis.com

    ResponderEliminar
  11. Adoro Roma!! As fotografías som girisimas!

    Beijinhos:))
    www.algoparaponerme.com

    ResponderEliminar
  12. Estas fotografias fazem-me ter saudades de Roma! :))

    Sweet Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Adorei o Vaticano, as fotos estão giríssimas! Por acaso sempre comi muito bem em Roma quando lá estive mas não estive nesse restaurante ... pelos vistos ainda bem :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  14. Adorava lá ir! As fotos estão brutais!
    Foi pena a experiência com as comidas :/ prometia...

    Beijinho
    Espelho da Isabel
    Facebook :)

    ResponderEliminar
  15. Passei uns dias da Lua de Mel em Roma e que bom é relembrar! Amei! Eu tive uma sorte imensa pois quando entrei no museu do Vaticano abriu naquele momento uma bilheteira e calhou estarmos mesmo em frente dela! Posso dizer que em inicio de setembro eu entrei sem esperar um único minuto! Tive muita sorte!

    ResponderEliminar
  16. Os meus pais estiveram em Roma no mês passado e adoraram a cidade mas detestaram a comida :/

    ResponderEliminar

Thank your for your comments :)!!!