26/08/12

Ebay: Comprar ou não comprar?!


Já há alguns anos que faço compras pelo ebay! Não só porque tem DE TUDO, como muitas vezes esses produtos estão a preços claramente interessantes (bom e barato é o que se quer)!
Já comprei relógios, capas para telemóvel, pincéis de maquilhagem, series…. You name it!!
Já comprei coisas novas e já comprei coisas usadas!
De todas as compras que fiz (mais de 20) houve uma que me correu mal… mas resolveu-se!
Assim, partilho aqui a minha experiência e as dicas que acho importantes se pretenderem entrar neste mundo:

1º - Ter cartão de crédito e criar uma conta no paypal (sei que há outras opções, como o MBnet, mas não posso falar daquilo que não uso).
O Paypal é uma entidade que vai mediar a vossa relação com o ebay/vendedor (também funciona com muitos outros sítios), e basicamente é o Paypal que fica a saber o número do vosso cartão de crédito e não o vendedor. Assim, se correr mal, também é o Paypal que vai analisar a situação e tentar resolver. Já tive um caso em que paguei e o vendedor não enviou a encomenda e o Paypal abriu um disputa e devolveu-me o dinheiro!

2º - Escolher um ebay que pertença à europa. Isto torna as coisas mais fáceis, uma vez que evita que algumas encomendas parem na alfandega e se tenha de pagar taxas (ex: ebay.com). Eu, pessoalmente, uso o ebay do Reino Unido (ebay.co.uk), mas quem dominar o francês ou o alemão tem hipótese de usar esses também.
Em todo o caso, mesmo usando o Ebay do UK, isso não significa que pessoas que todo o mundo não possam lá vender. Assim, é importante ver a origem do produto e avaliar o risco (dependendo se o produto for caro ou barato) de mandar vir da China, EUA, etc.

3º - Antes de comprar alguma coisa a alguém é importante que se verifique o historial do vendedor. Todos os vendedores possuem classificações atribuídas pelos compradores, por isso se for um vendedor com uma boa nota, a probabilidade de ser sério é maior!
Em todo o caso, lidar com pessoas que não conhecemos é sempre um risco, claro.

4º - Não desanimem se, à partida, um determinado vendedor não indicar que envia o produto para Portugal… muitas vezes basta mandar uma mensagem pessoal a perguntar se o fazem e quanto cobram por isso. Já me aconteceu muitassssssss vezes e a maior parte das vezes enviavam o produto, embora possam não acontecer.

E pronto, é isto! Hope it's useful :D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank your for your comments :)!!!