09/03/15

Diário de uma grávida (1) - O peso

Hoje lembrei-me de trazer para aqui uma discussão que se acabou por se dar no meu instagram há uns dias atrás e que tem a ver com o peso que se ganha em cada gravidez :).

Basicamente o meu obstreta é bastante rigoroso com a questão do peso. Deu-me uma "dieta" para seguir de forma a providenciar tudo o que o bebé precisa e... para que eu não fique gorda (palavras dele :P). É óbvio que existem imensas vantagens em ganhar pouco peso na gravidez, mas a verdade é que passar 9 meses de privações também não contribuiu em larga escala para a minha felicidade. Logo eu que sou, provavelmente, a pessoa mais gulosa que eu conheço (pronto... eu e o meu pai).

O ideal do meu médico é que eu engorde apenas 7kg, mas diz que tolera até aos 10kg. Se ultrapassar esse peso já será um exagero, segundo as palavras dele.

No fundo, tenho consciência que é super importante fazer uma alimentação equilibrada por mim e pelo bebé, mas ao mesmo tempo tenho que ceder em algumas pequenas coisas, caso contrário deixo de ter qualquer prazer na comida. Sim... eu sou daquelas pessoas que adora coisas que vão desde a feijoada ao palmier...

Que experiências conhecem neste tema?
Se já passaram por isto, engordaram muito?

PS: Eu já devo ter engordado 3kg.... vou no bom caminho (ou não :P).

24 comentários:

  1. hi dear, this post is so interesting
    kisses

    ResponderEliminar
  2. Eu já dei consultas de nutrição a grávidas e ter um aumento excessivos tem riscos, como a probabilidade maior da criança ser obesa depois de grande, maior probabilidade de cesariana, algumas complicações..
    mas não é uma coisa linear claro..

    ResponderEliminar
  3. laura nevesmarço 09, 2015

    O meu médico sempre disse para controlar o que comia, tentar seguir uma dieta saudável e essas coisas todas, mas para nunca me privar em completo de nada (que não fizesse mal ao bebé, obviamente). Dizia ele que proibir uma grávida de comer é o mesmo que pedir a um padre que deixe de ir à missa: impossivel! :P
    Comi muitooooo e engordei 12kg.. e o que eu gostei daquela barriga?! :')
    Sou contra todos os radicalismos e extremos, por isso nesta fase tão boa da tua vida aproveita muitooooo e quando tiveres fome, come! Tenho a certeza que a tua consciencia te dará limites e não apenas a balança! :)

    ResponderEliminar
  4. Engordei 23 kg. Foi muito complicado porque fui despedida enquanto grávida e perdi a noção do que comia estando nervosa :-( O meu pequeno nasceu de cesariana. Já passaram 3 anos e ainda estou com 13 kg a mais do que tinha entes de engravidar. Tenho pena que o meu obstetra nunca me tenhA dito nada do peso em excesso... para ele estava tudo bem :-( :-( :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu engordei 20kg, não é um bom exemplo, eu sei... no entanto tive parto normal e sem problemas.
      Acho que uma coisa que fiz bem e me ajudou no parto foi as caminhas que fiz....

      beijinhos e muitas felicidades

      Eliminar
  5. Eu engordei 13kg!
    Engordei lg 5kg das 4 ás 12 semanas pq tive de ficar de repouso absoluto..
    De resto comi de td e nc me privei de nada. Até ao ultimo mês n podia comer doces q vinha td para fora... Mas no ultimo mês tinha mta vontade de doces e tds os dias comia um ☺
    Uma coisa q te digo pa comer é sementer de chia, eu metia no iogurte, pq evita diabetes gestacionais...
    😊 Se tens vontade come! Mas tenta andar para queimar as calorias a mais..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente dica!! Um fator que me faz privar de muitas coisas é, realmente, o medo de ficar com diabetes gestacionais, por isso adorei essa dica e vou já por em prática :)!!

      Eliminar
  6. A minha experiência neste assunto é nula, mas acho que o importante é haver um equilíbrio. Claro que ter um aumento excessivo de peso torna-se prejudicial, mas cortar tudo também não me parece benéfico.

    ResponderEliminar
  7. oi linda, já não passava no teu cantinho há um tempo e só hoje vi a novidade!!! parabéns!!! :) Como mamã recente, só te digo: aproveita bem a gravidez!! Eu adorei estar grávida, é espectacular sentir o nosso bebé a crescer dentro de nós...:)
    Em relação ao peso/dieta, durante a gravidez tive os mesmos cuidados que antes de engravidar, basicamente uma alimentação variada com fruta e vegetais e um docinho de vez em quando :p apesar de tudo engordei bastante, mas quase 2 meses depois de ter sido mãe, já só tenho mais 5kg do que qdo engravidei.
    O meu conselho é: come o que te apetece, sem abusar!!! caminhadas, se puderes! e aproveita bem esta fase porque passa a voar! A linha depois recupera-se rápido, um bebé dá mt trabalho :p

    beijinhos e passa no meu estaminé, tenho imeeeensos posts sobre gravidez ;p

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu engordei 14kg! Foi td com alimentação saudavel! Eu enjoei de doces e chocolates na gravidez! Tinha mts líquidos, dai o meu aumento de peso e tb por estar de repouso! Após um ano do nascimento, estou com o mm peso antes de engravidar, perdi os kgs após 2mwse!!!
    Td se consegue! Usufruiu deste momento...

    ResponderEliminar
  9. Eu fui daquelas grávidas que não engordei nada só mesmo o peso da barriga! Acho que quanto mais se pensa nisso mais se engorda, tenta comer bem e de de forma saudável mas não fiques demasiado preocupada com dietas senão ainda te dá para comer mais :))
    Bj S

    ResponderEliminar
  10. Eu fui mãe há 2 meses, pela segunda vez da vez, e engordei 18kg. Já voltei ao meu peso normal. Não te preocupes muito, porque rapidamente voltas ao normal sem grande esforço.

    ResponderEliminar
  11. Já tinha comentado no teu IG. Eu engordei 6 kilos durante a minha gravidez, e no dia a seguir ao parto, parecia que não tinha sido nada comigo, porque todo o tamanho que ganhei estava localizado somente na barriga. O resto do corpo não mexeu. Mas eu não sou gulosa, e durante toda a gravidez não comi doces, provava, mas não mais do que isso, e não gosto de fritos, nem de pratos com molho. E sempre comi muitos legumes, sopas e saladas. E convém manter uma actividade física regular. Eu continuei a correr até aos 6 meses de gravidez e a fazer caminhadas grandes e a passo rápido até ao dia em que comecei a ter contracções. O facto de não comer carne não foi de todo prejudicial para o bebé, visto que ele sempre teve uma evolução de peso e tamanho normal, e nasceu com quase 4 kilos e 51,5cm. À partida, se comeres de tudo sem exageros, acho que não tens motivos para preocupação. Pelo que tenho visto, a única coisa que cresceu em ti foi a tua barriga ;). Boa continuação. Beijos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  12. Bem, eu engordei 13 kg (um aumento de peso normal, segundo a minha obstetra). Mas o primeiro kg que ganhei foi às 24 semanas de gravidez. A minha filha nasceu com 37 semanas e só ganhei peso já mesmo no fim (6 kg nas últimas 3 semanas). Ela nasceu, comecei a amamentar e passados 2 meses voltei ao meu peso. Sem qualquer espécie de exercício. Acho que em tudo na vida é preciso existir bom senso. É evidente que o excesso de peso não vai ser bom para ti mas fazeres dieta rigorosa numa das fases mais bonitas da tua vida também não me parece sensato. E se com 17 semanas já engordaste 3kg, dificilmente vais conseguir cumprir os 10kg de limite. Mas sabes que mais? Não penses demasiado nisso e vive o momento :)

    ResponderEliminar
  13. Nestas coisas não gosto nada dos fundamentalismos. Felizmente o meu médico era muito pacífico nestas coisas. Sempre atento mas sem exageros.
    Da minha experiência acho que deves ter algum cuidado (essencialmente para evitar diabetes gestacional e para ajudar-te no pós-parto) mas sem fundamentalismos. Se te apetecer fazer uma asneira, fazes, mas a seguir compensas. Um dia não são dias!
    O peso ganho depende de muita coisa. O meu médico deixou de ligar tanto ao peso a partir do momento em que comecei a fazer retenção de liquidos (e que retenção senhores, em pleno verão!!).
    Relaxa e aproveita!
    Mas hidrata muitoooooooooo bem a tua pele!!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  14. Isto é tema para muitas mangas... mas passo-te a minha experiência.
    Fui mãe aos 34 - já foi há 9 anos - e engordei 8 kg. Não engordei mais porque a Francisca às 34 semanas achou que queria conhecer o mundo. As águas rebentaram naturalmente e graças a Deus correu tudo muito bem. Foi parto normal. Nem uma semana depois já vestia a minha roupa normal e usei durante um mês faixa na cintura - acho isto muito importante por causa da elasticidade da pele. Mas é claro que eu não passei pela fase do 'engorda', o último mês.
    A minha obstetra sempre me alertou para o peso mas nunca foi demasiado obcecada, nem ela nem eu. Sou muito muito gulosa mas consegui controlar-me bem, exceto quando via bolas de berlim... era impensável não comer uma! Depois de nascer, passou.
    Sempre fui muito preguiçosa para beber e esse foi o meu principal foco. Sempre com chás quentes/frios atrás de mim.
    Usei meias de descanso (pressão média/baixa) a partir do 5 mês, porque de fato faz toda a diferença e fazia caminhadas sempre que conseguia.
    Fiz obras em casa - reconstrução dos wcs - que não aconselho a ninguém, em particular se forem ansiosas. O medo do bebé nascer e não estar tudo pronto, é terrível - cheguei a fazer ataques de ansiedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou enfermeira e isso dá cinta não há consenso... Porque os médicos mais antigos ainda aconselham embora actualmente esteja desaconselhado. Porque no pós parto, os órgãos ainda estão a adquirir a posição anterior à gravidez e não convém exercer pressão para que não adquiram uma posição incorrecta e consequentemente o seu proLapso (descaírem). Podendo mesmo dificultar gravidezes seguintes. O melhor mesmo é dar de mamar que ajuda na involuçao uterina e consequentemente na perda da barriga. Depois abdominais para fortalecer a parede abdominal. Acredito que no início ao ver a barriga mais flácida, em alguns casos ainda enorme parecendo ainda grávidas, o facto de usar cinta ajuda psicologicamente a ter a sensação de que estamos a fazer alg, quando ainda não podemos fazer exercício. Mas verdade pode ter mais desvantagens a longo prazo.

      Eliminar
  15. Eu estou nas 38 semanas e engordei 15kg...desde há unas semanas para cá estabilizou! Penso que 15kg não é mau de todo. Comecei com 52kg por isso a minha médica não ficou muito preocupada lol agora quero ver se consigo que depois eles se vão lol beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma amiga que engordou 30Kg! Comia tudo o que lhe apetecia, sem grande controlo! Ainda hoje, passados quase 10 anos, ainda não voltou ao normal, e tem as coxas e barrigas cobertas de estrias!!
    Não é para te assustar, mas mais vale seguir o que o médico diz! Daqui a algum tempo, vais-lhe agradecer!
    Claro que não implica que passes 9 meses sem uma ou outra feijoada e um palmier (muito) de vez em quando! ;)

    ResponderEliminar
  17. Não deve ser fácil esse auto-controlo durante a gravidez! Força Cê :)

    ResponderEliminar
  18. Eu engorde 18kg, ams tinha 2 e estive deitada os últimos 2 meses.

    http://experimenteie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Acho que o importante é quando aumentas de peso. E de como é o teu peso antes da gravidez, se já tens excesso de peso óbvio que o médico não quererá que aumentas muito senão no fim da gravidez já não andas, rebolar... E cálculo que seja desagradável. Eu até as 31 semanas engordei cerca de 8kg, quase tanto como nos últimos dois meses. A médica nem acreditava. Como tenho 1,75 e pesava no Início da gravidez 57kg nunca se notou muito, excepto no fim claro. Logo a seguir ao parto já estava óptima. Aos dois meses já cabia na roupa todo e estava com o peso normal. No início é que não convém engordar muiro porque serão esses kilos os difíceis de abater. No fim da gravidez quem está a aumentar de peso é o bebé, claro que por isso não é suposto comer indiscriminadamente. Confesso que O que me ajudou a controlar o peso inicialmente foram os vómitos e náuseas. Até As 20 semanas vomitava todossss os dias. Outra vantagem é ter 25 anos, o facto de ter menos de 30 anos ajuda bastante na rápida recuperação pós parto. E não te esqueças que se deres de mamar a recuperação também será mais rápida.

    ResponderEliminar
  20. Eu em ambas, ganhei 12kg e acho que não foi demais.... cuidei da minha alimentação mas também nada de muito exagerado como tenho visto ultimamente...mas OK eu passei por isso noutros tempos....ehehheheh agora está tudo diferente. Bj


    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Um dia à saída do consultório, a médica acompanhou-me até à porta, e num ar bastante calmo, quase maternal, disse em voz de surdina: - "sabe, ele vai ter de sair".
    Como se eu não soubesse!!! Ok, talvez soubesse, mas não me tinha ocorrido assim tão a frio e sem anestesia, e isto tudo porquê?... Porque já tinha engordado uns escandalosos 20kg e ainda faltavam vários dias. Resultado? Não sei... não me voltei a pesar até ele nascer :)
    Fui uma grávida feliz, comi de tudo, a partir do 4º mês fiz hidroginástica e ginástica preparatória a partir do 7º, o parto correu super bem graças a Deus :)

    ResponderEliminar

Thank your for your comments :)!!!