25/01/14

Como fazer compras no ebay?

Na sequência das compras pelo ebay, recebi algumas perguntas por email sobre como se processam as compras que por lá faço.

Assim sendo, resolvi repescar e atualizar um post antigo que tinha sobre isso, de forma a elucidar os leitores interessados :).

Basicamente já há alguns anos que faço compras pelo ebay. Não só porque tem de tudo um pouco, mas também porque inúmeras vezes esses produtos estão a preços claramente interessantes.

Já comprei relógios, capas para telemóvel, pincéis de maquilhagem, bijutaria, series…. you name it!!

Já comprei coisas novas e já comprei coisas usadas.

De todas as compras que fiz (mais de 40) houve só uma que me correu mal, mas resolveu-se!

Assim, partilho aqui a minha experiência e as dicas que acho importantes se pretenderem entrar neste mundo:




1º - Ter cartão de crédito ou débito e criar uma conta no paypal (sei que há outras opções, como o MBnet, mas não posso falar daquilo que não uso).
O Paypal é uma entidade que vai mediar a vossa relação com o ebay/vendedor (também funciona com muitos outros sítios), e basicamente é o Paypal que fica a saber o número do vosso cartão de crédito e não o vendedor. Assim, se correr mal, também é o Paypal que vai analisar a situação e tentar resolver, juntamente com o ebay. Já tive um caso em que paguei e o vendedor não enviou a encomenda e o Paypal abriu uma "disputa" e devolveu-me o dinheiro!

- Escolher um ebay que pertença à Europa. Isto torna as coisas mais fáceis, uma vez que evita que algumas encomendas parem na alfandega e se tenha de pagar taxas. Eu, pessoalmente, uso o ebay do Reino Unido (ebay.co.uk), mas quem dominar o francês ou o alemão tem hipótese de usar esses também.

Em todo o caso, mesmo usando o Ebay do UK, isso não significa que pessoas que todo o mundo não possam lá vender. Assim, é importante ver a origem do produto e avaliar o risco (dependendo se o produto for caro ou barato) de mandar vir da China, EUA, etc.

3º - Antes de comprar alguma coisa a alguém é importante que se verifique o historial do vendedor. Todos os vendedores possuem classificações atribuídas pelos compradores, por isso se for um vendedor com uma boa nota, a probabilidade de ser sério é maior!
Em todo o caso, lidar com pessoas que não conhecemos é sempre um risco, claro.

4º - Não desanimem se, à partida, um determinado vendedor não indicar que envia o produto para Portugal… muitas vezes basta mandar uma mensagem pessoal a perguntar se o fazem e quanto cobram por isso. Já me aconteceu muitas vezes e a maior parte das vezes enviavam o produto, embora o contrário também possa acontecer.

5ª - Relativamente às compras em si, podemos comprar por "Buy it now" ou por leilão. O primeiro caso é o mais prático de todos. Se o preço interessar e se enviarem para Portugal, basta comprometermo-nos com a compra e efetuar o pagamento via Paypal. Os leilões, por outro lado, exigem mais atenção, para que possamos efetuarmos as licitações necessárias. Os produtos em leilão requerem alguma perícia, dado que até aos últimos segundos pode haver uma licitação que nos faça levar tudo por terra. Tanto podem ser uma excelente opção para conseguirmos preços mais em conta, como podem iludir-nos no meio da competição e levar-nos a fazer uma licatação mais cara do que aquela que o produto vale.

Dica final: Para encontrarem aqueles colares todos giros a preços mais em conta procurem por "statement necklace". Se também gostarem de brincos mais vistosos, também podem usar a mesma terminologia ou então "gem earrings" :).

E pronto, é isto. Espero que tenham sido dicas úteis :).

45 comentários:

  1. Também já me 'arrisquei' várias vezes, e nunca, mas mesmo nunca me arrependi!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Faço muitas comprar por internet. Mas nunca fiz pelo ebay!

    ResponderEliminar
  3. Nunca me arrisquei a fazer compras por lá, mas um dia que me aventure já sei onde posso vir ver umas dicas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu post. Nunca fiz compras no ebay, até porque eu ainda não tinha paypal :p

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gostei das dicas...um dia arrisco!...

    ResponderEliminar
  6. As compras que fiz também correram todas bem. Tento olhar para o "vendedor" e ver a pontuação/reclamações.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  7. Apenas uma correcçãozinha: há já algum tempo que o Paypal permite associar cartões de débito/multibanco à conta. Eu tenho o meu cartão de débito associado há quase um ano, e antes usava mbnet. Já fiz dezenas de compras (sou uma compradora compulsiva do ebay :P) zero problemas, mesmo com reembolsos pelo meio. O valor entra na conta paypal e é automaticamente transferido para a nossa conta bancária. Mais simples não poderia ser ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por essa informação! Não sabia e vou atualizar o post com isso :)!!

      Eliminar
  8. Acrescento que mandar vir da China e países vizinhos é seguro se a encomenda for de baixo valor. Já mandei vir capas para telemóveis, rolos fotográficos, bijuteria e até um casaco e chegou tudo sempre bem e sem ficar retido na alfândega... É importante que a encomenda seja de valor baixo e de pouco volume. A maior parte dos vendedores marca a encomenda como gift para evitar que fique parada na alfândega. Comigo tem funcionado sempre :)

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Demora +\- quanto tempo a chegar uma encomenda a portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende, mas se vier da China é cerca de um mês :)

      Eliminar
    2. Obrigada :) e não existe maneira de receber por menos tempo?

      Eliminar
    3. Talvez se o cliente assumir despesas de um envio via transportadora seja possível, mas nunca tentei :).

      Eliminar
  10. boas, os portes de envio são sempre 17,05 libras para portugal? (ebay.co.uk) é que isso ainda é dinheiro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nunca paguei os mesmos portes de todas as encomendas que fiz. Os portes são fixados pelo vendedor e variam consoante peso, dimensões e o facto de ser correio registado ou não. Podes tentar negociar um desconto nos portes com o vendedor, ainda que ele possa não querer ceder...
      Em suma, os portes são definidos pelo vendedor do produto e não pelo ebay :).

      Eliminar
  11. Muito bom as suas sugestões para quem quer fazer compras no ebay .temos um grande problema !!!quem não preceber Englês não sabe o que compra☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sempre optar pelo ebay espanhol, por exemplo :). No entanto, a diversidade de produtos é muitoooo menor :).

      Eliminar
  12. Olá! Eu carreguei em "comprar já " mas não cheguei a finalizar a compra! E agora lá aparece "comprometeu-se a pagar por este produto, pagar agora" e eu quero compra lo mas não Sei onde carregar para o fazer! Pode me ajudar sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ter a conta do paypal ou o cartão de crédito para finalizar a compra. Basta entrar no "My ebay" para dar continuidade ao pagamento desse item espefíco (via paypal ou cartão de crédito direto).

      Eliminar
  13. Olá. Estou a pensar vender um telemovel usado com carregador etc, via ebay. Estive a fazer um cálculo online no site da FedEx, e dá-me um valor alto só em custos alfandegários (cerca de 50€), será que estou a fazer bem?ou existem outras transportadoras que me aconselhas? (tipo Chronopost, CTT, etc.)

    o pacote não deve exceder 1kg de peso, 80x50x20.
    Pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu nunca vendi nada pelo ebay.... só comprei. Por esse motivo, não serei grande ajuda, dado que não faço ideia dos procedimentos :(.

      Eliminar
    2. já expediste alguma coisa para o estrangeiro? Que transportadoras aconselhas caso afirmativo.

      Eliminar
    3. Nunca mandei nada para o estrangeiro.... de facto não consigo ser grande ajuda nesse aspeto.
      Mas a DHL e a Fedex como operam em Portugal, devem fornecer indicações do processo e dos custos sem problema :).

      Eliminar
    4. Obrigado :).

      Eliminar
  14. Há a possibilidade dos portes serem gratuitos certo? E se pedir 2 ou três peças de roupa a fornecedores diferentes (para não ser um volume grande) elas vêm separadas certo? E assim talvez não fique retido na alfandega sujeito a custos. Queria mandar vir umas quantas coisas peças de vestuário para depois vender... Qual será o melhor? Ebay. Uk ou aliexpress... Aquilo não parece fácil...

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde. Acabei de encontrar este post e tenho uma questão que ainda não consegui ver respondida em lado nenhum. Talvez me saiba ajudar. Caso se tratem de encomendas volumosas (refiro-me a encomendas que, ainda que não demasiado grandes, não caibam nas nossas caixas de correio), se não estivermos em casa no ato da entrega as mesmas ficam nos CTT para levantar? Ou há algum outro procedimento nestas situações? Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! De facto não lhe sei responder a isso, porque quando sei que a encomenda é grande coloco a morada de entrega dos meus pais ou a do meu emprego para que a possa recepcionar :).

      Eliminar
    2. Pelo que sei fica nos Ctt sim.

      Eliminar
  16. Olá, estou com um grande problema! tentei fazer uma encomenda no ebay de uma peça de mecânica e inseri tudo direitinho pagando com o cartão de débito (MBnet). no entanto quando cliquei em pagar apareceu uma mensagem de erro a dizer para tentar de novo! tentei de novo e deu cartão não autorizado, apesar de ter lá o dinheiro. Verifiquei o mb e o cartão criado foi usado, mas à frente do valor que coloquei para o cartão aparece um X e logo abaixo um débito de 1 dólar! ã encomenda não aprece em lado nenhum. será que fiquei sem o dinheiro e ainda assim a encomenda não aparece em lado nenhum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe sei responder a isso, dado que uso sempre paypal e não estou familiarizada com o mbnet :(

      Eliminar
  17. Olá eu queria comprar um casaco de 35 euros da china com portes incluidos , mas como e a primeira vez que faço compras tenho receio . Eu tenho um cartao visa ( cartao de credito) eu tenho la 60 euros se eu meter o codico não me tiram o dinheiro de la nem com o codico q la meter me voltam a mexer no cartão nem têm acesso a nada? Também gostava de saber se o paypal e uma conta ou tenho q mandar fazer um cartao? Se tivesses um tempo ia te pedir que me ajudasses a fazer a minha compra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Com o paypal não é preciso ter outro cartão, como explico no ponto 1. O cartão de crédito usado é o que já possuem, sendo que o paypal vai ser somente uma entidade mediadora entre o vendedor e o comprador. É mais seguro usar o paypal, dado que assim não terão de fornecer o número do cartão de crédito a mais ninguém e o paypal é uma entidade segura.
      O site do paypal está em português também e explica tudo direitinho :): https://www.paypal.com/pt/home

      Depois, no ebay, basta clicar em comprar e é-se diretamente redirecionado para o paypal para, aí sim, confirmar que queremos validade a compra. O recebido de compra, depois é enviado para o email :).

      Eliminar
  18. Bom dia
    Tenho uma dúvida. Uma vez que os produtos são vendidos na moeda libra e afins, como devo proceder, uma vez que a moeda em portugal é o euro?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Em primeiro lugar eu vou ao site - http://www.xe.com/pt/ - para ter noção dos valores em termos gerais. Depois, como pago com o paypal, ele diz-me exatamente o valor em euros que estou a pagar :).

      Eliminar
    2. Quando te for retirado o dinheiro da conta, o banco fax o câmbio. Pagas em euros. Convém é fazeres o câmbio antes para teres noção do que vais gastar. Eu faço sempre no convertor do banco de Portugal.

      Eliminar
  19. Olá boa tarde
    Por acaso sabe qual a entidade que costuma entregar as encomendas do ebay. Uk?
    É que uma sei que vem pela Gls no entanto a outra não consigo fazer trace...
    Vem com aquele código de tracking do UPPA
    Obrigado e excelente artigo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem faz a entrega é muito relativo :). O vendedor até pode nem ser do UK e estar a vender pelo ebay UK, ou seja, estar a utilizar os serviços de correio de Hong Kong, por exemplo.

      Mas no fundo é o vendedor do artigo que decide que tipo de "correio" vai usar,ou seja, se são os correios nacionais do UK, se é alguma transportadora tipo GLS, etc.:).

      O ideal é perguntar ao vendedor como é que ele mandou a encomenda e se a mandou registada ou não. Pode não a ter enviado registada.

      Eliminar
  20. Muito bom dia.
    A minha dúvida é a seguinte: Depois de fazeres uma encomenda que venha do Reino Unido, com que transportadora te fazem a entrega em casa? E se por acaso não estiveres em casa no dia da entrega, o que acontece?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Isso depende muito...

      Caso o vendedor tenha estipulado que o envio é por transportadora, é também ele que decide qual quer usar. Pelo menos eu nunca tive interferência nesse processo.

      Nas situações em que eu não estava em casa ou deixam um papel no correio ou ligam para re-agendar a entrega (no caso de termos facultado o número de telemóvel).

      Eliminar
  21. Olá. À pouco tempo comprei 3 colares no ebay mas nao recebo o numero da ordem.
    e tambem gostaria de saber se a encomeda vem pelos ctt portugal. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se era suposto vir em correio registado tem de pedir o número ao fornecedor do seu produto, visto que só ele o saberá. Mas reforço... se era suposto vir em correio registado, porque nem todos os vendedores mandam as encomendas assim. Quanto a vir pelos CTT ou não, depende se o vendedor mandou vir por correio normal ou transportadora. No fundo, são tudo questões que só poderá esclarecer com quem lhe vendeu o produto :).

      Eliminar
  22. Boas.
    Se comprar um produto no ebay.uk mas vier da china, terei problemas com a alfandega? Ou conta como espaço europeu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é a origem do produto. Logo, se o fornecedor é Chinês, a encomenda virá da China e é isso que conta para efeitos alfandegários. Se forem coisas pequenas e baratas dificilmente terá problemas... eu nunca tive. Mas naturalmente que cada caso é um caso.

      Eliminar

Thank your for your comments :)!!!